Inscrições abertas para O Caminho do Sertão 2015

Interessados podem se inscrever até o dia 28 de maio

O Caminho do Sertão promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais. Quem participa do projeto percorre parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão. Serão 160 km, a pé, pelo Norte e Noroeste de Minas Gerais, passando por comunidades de geraizeiros onde se encontram folias de reis, mestres e mestras de tradição oral. Após reunir 70 caminhantes de todo o país em 2014, a 2ª edição do projeto acontecerá entre os dias 04 e 12 de julho de 2015. Os  interessados têm até o dia 28 de maio para realizar inscrição, respeitando os itens do Edi-Tao.

Durante a caminhada, os participantes realizam uma jornada socioambiental e existencial pela diversidade do cerrado mineiro, onde se fundem veredas, lagoas, rios, comunidades tradicionais, povoados, assentamentos de reforma agrária e grandes fazendas do agronegócio. Essa experiência possibilitará o despertar do olhar desses caminhantes para o processo de desertificação que ameaça a região, assim como a reflexão acerca das mudanças necessárias para evitá-la. A experiência desperta também, em contraponto, a percepção da riqueza cultural e natural desse território.

Para a edição 2015, o projeto soma mais 10km à travessia pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, agora incluindo o Vão dos Buracos, corredor ecológico entre o Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Parque Estadual da Serra das Araras. Na rota, estão ainda a Estação Ecológica Sagarana (Arinos) e as comunidades de Morrinhos, Vila Bom Jesus, Fazenda Menino, Córrego do Garimpeiro, Ribeirão de Areia, Chapada Gaúcha e Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Caminhantes da primeira edição não só estão contribuindo voluntariamente para a realização geral do evento, como se propuseram a desenvolver uma série de atividades nas comunidades que compõem a travessia. O intuito é aprofundar a intersecção e a interação entre o projeto e o sertão mineiro. Dentre as propostas estão oficinas de narração de histórias, perna-de-pau, plantio e compostagem, pedagogia griô, além de intervenções artísticas como exposição de fotografia, apresentações musicais, teatrais e cineclube.

Todos os critérios de seleção e participação dos caminhantes estão no Edi-Tao, que traz o seguinte roteiro base:

04/07 – Sábado: Acolhimento e recepção em Sagarana; encontro na geodésica; diálogos, orientações e reflexões; almoço, jantar, sarau e pouso na comunidade de Sagarana.

05/07 – Domingo: Início da caminhada de Sagarana a Morrinhos (31 km); almoço; jantar e pouso na Comunidade de Morrinhos.

06/07 – Segunda-feira: Percurso de Morrinhos à Vila Bom Jesus (34 km); almoço, jantar e pouso na comunidade Vila Bom Jesus.

07/07 – Terça-feira: Percurso da Vila Bom Jesus à Fazenda Menino (14 km); almoço, jantar e pouso na sede da Fazenda Menino.

08/07 – Quarta-feira: Percurso da sede da Fazenda Menino até Córrego Garimpeiro (25 km); almoço, jantar e pouso na localidade do Córrego Garimpeiro.

09/07 – Quinta-feira: Percurso da localidade do Córrego Garimpeiro à Comunidade Ribeirão de Areia (22 Km) almoço, jantar e pouso na comunidade de Ribeirão de Areia.

10/07 – Sexta-feira: Percurso da Comunidade do Ribeirão de Areia ao município de Chapada Gaúcha (28 Km) fim da caminhada. Almoço no Vão dos Buracos, recepção no XIV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, jantar, participação no Encontro dos Povos e pouso em Chapada Gaúcha.

11/07 – Sábado: Café da Manhã, seminário: “Caminho do Sertão afora a-dentro”; almoço, caminhada ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas (10 km ida e volta); jantar; noite livre para participar do XIV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas.

12/07 – Domingo: Encerramento das atividades junto com a programação do XIV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas; retorno à Sagarana.

Os critérios para a inscrição encontram-se no Edi-Tao. A programação completa será divulgada em breve, no blog do projeto.

SERVIÇO

Evento: O Caminho do Sertão 2015 – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas
Data de realização: de 4 a 12 de julho de 2015
Inscrições: até dia 28 de maio
Informações: caminhodosertao@gmail.com
Acesse:
www.ocaminhodosertao.wordpress.com (site)
www.facebook.com/caminhodosertao (facebook oficial)
www.facebook.com/sagaranafestival (facebook parceiro)

inscricoes abertas para a segunda edicao caminho do sertao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s