Revivendo a aventura, o relato de uma caminhante.

Seguimos com a proposta de reviver muito mais que os passos dados, que os quilômetros percorridos, mas as experiências vividas em meio ao Grande Sertão.

Nosso relato é composto pela jovem caminhante, Marina Reis, de 15 anos, que veio de Brasília ao Sertão. Retratando sua experiência de como foi o primeiro dia de jornada.

“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem… “

Guimarães Rosa

  “Acordamos por volta de 4:40 da manhã, nos alongamos e lá fomos nós no caminho da aventura. Vi araras azuis, me deparei com árvores e sementes desconhecidas, descobri como uma tapera pode ser melancólica e conheci um fruto parente do tomate que tem um cheiro delicioso.

10461380_885496678145574_4328155865780191233_n

Levantar cedo, ver o sol nascendo, sentir o corpo aquecer e seguir. Foto: Marina Reis

Todos derrotados, doloridos e arrasados, paramos pela última vez em um bar na beira do rio Urucuia, e lá almoçamos. Nós fomos recepcionados com muita alegria pelo povo de Morrinhos com três modinhas sobre chegadas e viagens.

Depois de acomodados e barracas montadas (lá pelas 18h), eu tomei banho e acabei em uma rodinha de massagem com gel de arnica – que ao longo da viagem foram se tornando meio essenciais-. Depois tivemos apresentações musicais do povo local, perto de uma fogueira e fomos muito bem servidos com sopas de dar água na boca. Mais tarde, Xico Mendes deu sua palestra e bem no finzinho da noite, os sertanejos “abençoaram” sua comida com músicas e versos como “vamos agradecer à mesa na casa do morador” e “esta mesa está composta, peço-lhe  licença primeiro”. Esse dia foi de alegria, acho que estou cercada de pessoas iluminadas.

Featured image

O sol se põe, o dia vai chegando ao fim e as experiências marcam a memória. Foto: Guidyon Augusto

Boa noite.”

Você também está convidado a se manifestar e a entrar no universo roseano vivido pelos caminhantes no Noroeste de Minas Gerais!

Siga com a gente pelo mundo virtual. Acompanhe nosso blog (http://ocaminhodosetao.wordpress.com) e os endereços nas redes sociais (https://www.facebook.com/caminhodosertao e https://www.facebook.com/sagaranafestival) .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s